Controlando a raiva


 

CONTROLANDO A RAIVA

Está a ponto de explodir? Calma! Técnicas simples podem ajudá-la a lidar melhor com esse sentimento.

Ninguém está livre! A raiva é um sentimento que aparece quando nos sentimos impotentes ou frustrados. Trata-se de um mecanismo de autodefesa sem o qual o ser humano permitiria que passassem por cima dos seus desejos. Mas, quando esse comportamento se torna uma rotina, aí você tem um problema.


Pessoas que se irritam com facilidade têm cinco vezes mais chances de morrer antes dos 50 anos. Para se proteger de todos esses problemas, aprenda a esfriar os ânimos com as dicas a seguir.

1. Pare e respire!
Sente-se no chão com a coluna ereta e as pernas cruzadas, com a direita na frente por baixo da perna esquerda. A mão direita segura o pulso esquerdo por trás, nas costas. Inspire pelo nariz e, ao expirar, vá inclinando o tronco lentamente, à frente, com a intenção de tocar a testa no chão. Pare e segure a respiração por 8 segundos. Inspire e volte à posição original. Repita 8 vezes. Essa prática ajuda a baixar os níveis de cortisol e a evitar os efeitos prejudiciais da irritabilidade.

2. Tenha atitudes saudáveis
Não é feio nem errado sentir raiva, até mesmo de quem amamos. Aprenda a contar pelo menos até 3 e respire fundo - isso ajuda a diminuir o excesso de adrenalina. Exponha a sua raiva, sem brigar, para quem a provocou. Engolir a irritação pode até deixá-la doente! E tente perdoar. Esse sim é o melhor remédio.

3. Coma devagar
Nos momentos de raiva, é comum ter vontade de comer chocolate, biscoitos, doces e pães. Para recuperar a tranqüilidade, faça uma dieta desintoxicante, reduzindo sal, gordura e tomando muito líquido.

4. Mantenha tudo sob controle!
É possível controlar os acessos de raiva apenas com a observação e modificação de seu comportamento:

Corpo
Quem está com raiva fala alto, fica agitado e gesticula muito. Comece baixando a voz para um tom mais suave, respire fundo, melhore sua postura e controle o exagero na movimentação dos braços.

Linguagem
Risque do seu vocabulário expressões enfraquecedoras como “Não posso” ou “Não consigo”. A linguagem que usamos cria uma imagem mental positiva ou não.

Poder da mente
É possível se sentir bem ou miseravelmente infeliz a partir dos conteúdos da sua própria consciência. Livre-se das memórias e dos pensamentos que despertam raiva e encha a mente de idéias positivas.

Crença
Acredite que tudo pode ser resolvido e realizado. Um objetivo só é impossível quando acreditamos nisso.


5. Coloque a raiva para fora!
Nos dias em que você já levanta com o pé esquerdo, a ioga dá uma mãozinha. O sopro “há” (pronuncia-se rá) é um calmante natural. Ele é revigorante e tranqüilizante, ideal para quando você está a ponto de explodir. Pratique o seguinte exercício pela manhã e repita 5 vezes: inspire, elevando os braços acima da cabeça. Solte o ar, falando “há” bem alto, curvando o corpo para baixo, como se fosse uma boneca de pano.

0 comentários:

Postar um comentário